top of page
200x500px-G2E.gif
Menor.jpeg
01 de Fevereiro de 2022

​Clubes de Futebol e seus patrocinadores.

Estudos feitos pelo Ibope Repucom, mostram que 172 marcas estiveram presentes nos uniformes das equipes do futebol brasileiro de 2021.

​

A pandemia sacudiu o mundo de uma maneira que nunca ninguém esperou passar, e com isso, os cofres dos times de futebol foram afetados negativamente durante esse período. Mas, o patrocínio, uma importante fonte de receita, ajudou muitas equipes a atenuar as perdas. 


Estudo do Ibope Repucom mostrou que o número de empresas que estampam suas marcas nas camisas de futebol no ano de 2021 subiu. O número chegou a 172 patrocinadores diferentes presentes nos uniformes de alguns times. Um percentual de 19% maior em relação a 2020 (145). 


O relatório, que considera os 20 times da Série A, mais Botafogo, Cruzeiro e Vasco, que jogaram a Série B no ano passado, expôs também um crescimento considerável da taxa de permanência dos patrocinadores, pulando de 49% para 61%. Isto é, seis em cada 10 marcas que patrocinaram algum clube em 2020 se mantiveram presentes em 2021. Nesse cálculo estão inclusos patrocínios regulares e pontuais, além de fornecedores de material.
Os patrocínios pontuais mais que dobraram, pois saltaram de 23 em 2020 para 48 em 2021, o que representa um aumento de 109%. Segundo Arthur Bernardo Neto, diretor do Ibope Repucom, dois fatores principais foram determinantes para o resultado do estudo: uma taxa de permanência de marcas vindas da temporada anterior de 61% e um aumento de 109% no volume de contratos de patrocínios pontuais. Com essa análise, o diretor diz que vale a pena investir dinheiro no futebol brasileiro atualmente.


"Para além das transmissões de jogos, que não são o único objetivo a ser alcançado, temos desde a possibilidade de construção, até a exposição das marcas em reportagens, notícias e inúmeras ativações e postagens patrocinadas nos canais digitais do clube, onde o retorno é sempre muito positivo, tanto em valor quanto em imagem institucional", afirma Arthur para o portal Terra.


Dentro desse cenário, alguns apostam que as dificuldades passadas na pandemia por alguns times foram superadas devido a essa grande ajuda de empresas parceiras. Olhando para nossas agremiações, o Fortaleza vem liderando o quadro desde 2019 como o maior clube patrocinado do país, carregando um total de 26 marcas. Compondo essa lista, estão também os times da Chapecoense, São Paulo, Juventude e Sport. 


Mas falando em patrocínio e clubes patrocinados, não podemos deixar de destacar um grande parceiro nosso, a Pixbet, que vem ganhando muito espaço no seu segmento e conquistando um número grande de times que carregam a sua marca, estão entre eles: Vasco, Treze FC, Campinense Clube, Flamengo, Cruzeiro, Ituano, Botafogo da Paraíba, Goiás, Guarani e entre outros nomes. 


É uma vitrine viva, o mercado dos patrocinadores e a Pixbet fez um trabalho de se admirar, pois juntou a paixão pelo esporte para divulgar a sua marca nos padrões dos times e puxar mais apaixonados pelo esporte, pra fazer aquela fezinha lá no site, uma combinação perfeita, não é?

​

E ai, o que você espera em 2022 sobre esse mercado? 

​

A Pixbet vem mesmo para dar o nome, e tem mais, se você quiser saber mais sobre apostas, patrocinadores, e tudo sobre futebol, entre em contato!

​

A AJA Publicidade está esperando por você pra te dar essa força! 

​

Redação e Edição 
Equipe Aja Publicidade

315x80px-brasfichas.gif
bottom of page