top of page
200x500px-G2E.gif
WhatsApp Image 2022-07-07 at 16.33.35.jpeg
07 de Julho de 2022

Adeus do maior artilheiro da era dos pontos corridos!

Frederico Chaves Guedes é pouco conhecido, mas é só falar em Fred e a galera se anima para destacar um dos maiores do futebol brasileiro. Fred nasceu em 3 de outubro de 1983 (38 Anos), nascido em uma pequena cidade do Vale do Mucuri, em Teófilo Otoni, Minas Gerais.

​

Fred foi formado nas categorias de bases do América Mineiro, um dos grandes clubes de Minas Gerais e um dos grandes do Brasileiro. O Centroavante ficou conhecido no dia 12 de janeiro de 2003, em jogo válido pela Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2003, ganhou destaque por marcar o Gol mais rápido do futebol até então, marcando aos 3,14 segundos de jogo que lhe rendeu nada mais, nada menos que o Guinnerss Book. Fred havia sido expulso do primeiro jogo do campeonato naquele ano e era considerado dispensável pelo clube naquela época, porém o seu gol lhe garantiu a permanência no clube.

​

Duas semanas após marcar o gol histórico, o centroavante vinha sendo destaque no coelho e subiu ao profissional em 26 de janeiro de 2003, logo na estreia ele marcou gol e isso virou costume visto que viria marcar gol em todas as estreias da sua carreira.

​

Fred foi destaque do América-M, como por exemplo, na segunda divisão do Campeonato Brasileiro, o América teve um desempenho ruim e terminou na 22ª posição, mas o Fred foi o artilheiro da equipe, com 7 gols. O time terminou o Campeonato Mineiro de 2003 na terceira posição e Fred marcou 10 dos 23 gols da equipe, terminando a competição como vice artilheiro. Em 2004, o jogador seria novamente destaque do clube, terminando o campeonato mineiro de 2004 como vice artilheiro e o coelho terminou como Vice-Campeão estadual daquele ano.  Com bons desempenhos, Fred teve olhares de outros clubes e ainda em junho do mesmo ano acertava com o Cruzeiro onde seria o novo reforço da Raposa de Minas!

​

ARTILHEIRO DO CRUZEIRO E EUROPA A VISTA!

​

Fred chega no Cruzeiro em 01 de junho de 2004 e estreia em 05 de agosto, em jogo contra o internacional e o atleta marca o gol da vitória após entrar no segundo tempo. Naquele mesmo ano, Fred chegou Já no meio do campeonato e se tornou o artilheiro da raposa, sendo destaque nacional. Fred Abriu o olho do Lyon-FRA, após uma frenética campanha no ano de 2005 marcando 40 gols em 43 jogos. Ele ainda foi Artilheiro estadual, tornou artilheiro da Copa do Brasil com 15 gols, onde estabeleceu o recorde de jogador a marcar mais gols em uma única edição do torneio. No brasileirão fez 10 gols só no 1° turno, mas não disputou o segundo turno porque ele deixou o Cruzeiro no final de agosto de 2005 e assinou com o Lyon-FRA, porém ainda foi o artilheiro do Cruzeiro daquele ano.

​

O Lyon pagou 15 milhões de euros para contratar Fred por quatro anos, tornando-o a segunda maior transferência da história do clube francês até então. No dia 30 de agosto, Fred foi presentado e com 11 dias depois estreou no Clássico contra o Mônaco e marcou novamente na estreia. Em sua passagem pelo clube, o Fred Conquistou três Títulos Francês e uma Copa da França.

​

RETORNO AO BRASIL E ENCONTRO AMOROSO COM O FLU!

​

De saída do Lyon, Fred seria negociado pra retornar ao Cruzeiro, mas optou assinar com o Fluminense. O Eterno camisa 9 foi recebido com enorme festa nas laranjeiras, ele foi apresentado em 05 de março de 2009 e estreou 10 dias depois e seguiu a hegemonia de marcar nas estreias pelos respectivos clubes. Fred marcou novamente em sua estreia por um time e dessa vez foi contra o Macaé em partida válida pelo Campeonato Carioca de 2009, mas o atleta sofreu uma grave lesão que afastou dos gramados por três meses no mesmo.

​

 O fluminense teve dois técnicos demitidos pela má fase do clube, que estava 99% rebaixado para a segundona de 2009, mas Fred retornou ao time titular na 29° rodada e marcou 8 gols nos últimos 10 jogos do campeonato. A partir da 32ª rodada, marcou em todos os jogos, com exceção do último. Com essas sequências do Fred, o clube permaneceu na elite nacional terminando em 16° colocado e ficando a frente do Coritiba por 1 ponto de diferença (46 pontos a 45 do Coxa Branca).

​

ÍDOLO DO TRICOLOR DAS LARANJEIRAS.

​

Em 5 de dezembro de 2010, esteve em campo na vitória por 1 a 0 sobre o Guarani, resultado que garantiu o título brasileiro ao Fluminense — troféu que o clube não conquistava desde 1984. O Tricolor foi campeão do Brasileiro 2010, Campeonato Brasileiro: 2010 e 2012, Primeira Liga: 2016 Campeonato Carioca: 2012 e Taça Guanabara: 2012.

​

Após 7 anos como ídolo do Fluminense, Fred deixa o time carioca e vai para o Atlético-MG, marca novamente na estreia contra o arquirrival do galo e ex-clube Cruzeiro onde foi derrotado por 3 a 2.  Foi campeão mineiro em 2017 pelo galo. O jogador foi para o Cruzeiro no mesmo dia que rescindiu com o Atlético-MG em 23 de dezembro de 2017. Pelo cruzeiro foi campeão da Copa do Brasil 2018 e Mineiro dos anos de 2018 e 2019.

​

Em 2020, retornava ao tricolor onde é um dos maiores ídolos da história do Clube. Ajudou na campanha do Brasileiro e fez o Flu retornar a Libertadores que estava fora desde 2013. Fred conquistou ainda Taça Rio em 2020, Taça Guanabara e Campeonato Carioca 2022. Ainda ganhou Copa América, Copa das confederações e 2X super clássico das Américas com a Seleção Nacional.

​

Fred Irá se aposentar dos gramados por problemas de saúde, falou o eterno camisa 9 em entrevista emocionado após confronto contra o Corinthians no último Sábado (02), onde marcou o seu 199 gol e ajudou na vitória por 4-0 do Tricolor. A Despedida será no próximo dia 09 de Julho, Contra o Ceará em pleno maracanã. Após anuncio da sua aposentadoria, a torcida imediatamente esgotou os ingressos para a despedida do ídolo e camisa 9 do futebol brasileiro e principalmente dos torcedores apaixonados pelo fluminense.

​

Obrigado, Fred! Obrigado por ser um dos maestros do futebol nacional e porque não mundial, não é? Ídolo, Artilheiro, Verdadeiro Camisa 9 e digno de aplausos de não somente dos tricolores, mas sim dos amantes do Futebol!

​

QUE HISTÓRIA, FRED. QUE HISTÓRIA! 

315x80px-brasfichas.gif
Quem-não-é-visto-315x315px.gif
Banner-anuncie_315x80px.gif
bottom of page